Novos horários e regresso aos moldes habituais: O que muda na edição 2023/2024 do Campeonato SABSEG

A edição 2023/2024 do Campeonato SABSEG, que arranca a 10 de setembro, traz consigo algumas novidades, tanto no modelo competitivo, como em questões relacionadas com os horários dos jogos e o número de paragens para se efetuarem substituições nas segundas partes dos encontros.

As alterações foram explicadas pelo diretor técnico da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), Carlos Miragaia, durante o sorteio da prova, realizado na passada terça-feira, na sede do organismo que tutela as competições distritais de futebol, futsal e futebol de praia.

Três temporadas depois, o Campeonato SABSEG volta a ser disputado numa fase única, com 18 equipas a defrontarem-se entre si, a duas voltas. O campeão distrital é promovido ao Campeonato de Portugal, enquanto os três últimos classificados baixam à 1.ª Divisão Distrital. O número de clubes despromovidos pode aumentar caso uma ou mais equipas que disputam o Campeonato de Portugal não consigam evitar a descida à Elite de Aveiro.

A partir da temporada 2023/2024, os treinadores passam a dispor de três paragens nas segundas partes para poderem “gerir o jogo com outro tipo de variáveis”. Para além disso, serão incluídos bancos suplementares para acomodarem mais elementos das equipas técnicas “desde que os clubes tenham condições para isso”, explicou Carlos Miragaia.

O início das partidas foi atrasado em meia hora, para as 15.30 horas, e o período obrigatório de descanso para os atletas foi reduzido de 15 para 13 horas. Com isso, a AFA pretende evitar que “alguns jogadores dos sub-19 que joguem ao sábado à tarde não possam ser utilizados nos seniores”, no dia seguinte.

Carlos Miragaia referiu ainda que, “a partir da época 2024/2025, todos os clubes que participam nas competições de Elite da AFA têm de estar certificados (como Entidades Formadoras), no mínimo, com duas estrelas”, obrigatoriedade que se aplicará ao Campeonato SABSEG.

“Aquilo que é expectável é a afirmação do nosso campeonato, não só a nível distrital, como também a nível nacional. De acordo com algumas pessoas externas ao nosso distrito, estamos na presença do melhor campeonato distrital a nível nacional. Para nós, isso é um orgulho muito grande e acarreta um grande sentido de responsabilidade”, concluiu o diretor técnico da AFA, Carlos Miragaia.

Fotografia
Diário de Aveiro

25 de Agosto de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas