"Não é todos os dias que se está no terceiro lugar do campeonato"

Quem o viu e quem o vê. Há um ano, o Futsal Azeméis era o último classificado da Liga SportZone, registo que fica a léguas do atual terceiro lugar, que fazem apontar sobre si os holofotes do sucesso. “É uma questão de experiência”, acredita Nandinho, que vive dias felizes em Oliveira de Azeméis: “Vir para aqui foi a melhor opção que tive na carreira”.

“Ao longo dos doze ou treze anos que tenho de 1.ª Divisão, nunca me aconteceu um arranque tão bom”. A frase ganha redobrado significado pelo seu autor, Nandinho, internacional português, que foi o artilheiro do principal campeonato de futsal nacional por três vezes. Aos 35 anos, vai contribuindo ao seu jeito, com golos, para um início de temporada idílico do Futsal Azeméis. “Não é todos os dias que se está no terceiro lugar do campeonato, ainda para mais num clube que está pelo segundo ano na 1.ª Divisão”, um feito explicado com a qualidade da equipa e a experiência acumulada da época passada.

“Temos um grupo experiente, com alguma juventude com muita qualidade, e a equipa técnica também tem mérito por as coisas nos estarem a correr muito bem”, diz o ala, sendo que “os resultados também ajudam” à festa. É que, se na época anterior a primeira vitória apenas surgiu à oitava jornada, este ano o Futsal Azeméis “entrou logo a ganhar no campeonato, e isso ajudou”. “Depois veio a segunda vitória e, com a confiança a aumentar, mais à-vontade temos. Aprendemos com o ano passado, e, este ano, estamos a fazer o oposto”, explica o goleador.

A vitória diante do Rio Ave (6-4), na última ronda da Liga SportZone, “foi a imagem da confiança” que a equipa respira. “Ao intervalo, estávamos a perder 3-1. Se calhar, no ano passado, como não tínhamos uma vitória nas primeiras jornadas, as coisas ficavam mais difíceis, mas este ano, como a nossa confiança está lá em cima, as coisas saem naturalmente”, comenta Nandinho, que fala numa “grande segunda parte”, na qual o Futsal Azeméis foi “a equipa habitual, com uma entreajuda e um volume ofensivo grandes”. “Isso originou a que déssemos a volta ao resultado”, acredita.

Este é “um momento para desfrutar”, refere Nandinho, “mas com os pés bem assentes na terra”, até porque “vamos apenas na sexta jornada”. O que ninguém tira aos oliveirenses são os 13 pontos já conquistados, menos um do que em toda a primeira volta da época passada. Este início sempre a abrir do Futsal Azeméis abre boas perspetivas para o que ainda está por vir. “Não vamos negar que a Taça da Liga está próxima. Se, no ano passado, 14 pontos chegaram, este ano estamos bem lançados”, refere o ala, que também pisca o olho em repetir a presença no playoff do campeonato: “O nosso objetivo é a permanência, mas se continuarmos assim, vamos querer mais. Temos um plantel com alguma experiência, e acho que podemos chegar ao playoff”.

A nível pessoal, dificilmente Nandinho poderia sentir-se mais confortável. Em Oliveira de Azeméis, encontrou “gente séria e honesta”, para além dos “melhores adeptos de futsal”, que “dão um apoio fundamental à equipa”. “O clube é fantástico. Adaptei-me muito bem, e juntei o útil ao agradável. Estou muito feliz no Futsal Azeméis”, remata.

Sp. Silvalde estreia-se a vencer na 2.ª Divisão Nacional
A vitória do Futsal Azeméis diante do Rio Ave foi construída com os golos de Nandinho, Israel, Eli Júnior e Paulinho Roxo, sendo que os dois primeiros bisaram.

Quanto à Série C da 2.ª Divisão Nacional, realce para a estreia a vencer do Sp. Silvalde. Na receção ao Ossela, a equipa orientada por Nelson Costa ganhou por 5-2, num jogo em que Diogo Silva e Diogo Moreira bisaram, tendo João Teixeira também marcado para os locais. Pelos visitantes, reduziram Tiago Silva e Diogo Tavares.

No topo da tabela continua o Saavedra Guedes, que derrotou, fora de portas, a Juventude de Gaia, por 5-3. Um arranque fortíssimo deu uma vantagem de três golos aos de Pardilhó, marcaram Daniel Garrido, João Oliveira e Bruno Santos. Os gaienses ainda encurtaram para a margem mínima em duas ocasiões, mas um golo de José Silva, a três minutos do fim, selou o resultado.

Quem também venceu na quarta jornada foi o Covão do Lobo. Em Tabuaço, no distrito de Viseu, vitória por 4-2, construída com os golos de Filipe Gomes, que bisou, Rafael Jesús e Luís Ventura.

Fotografia
Futsal Clube Azeméis

17 de Outubro de 2017
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas