Manteve a baliza do CD Estarreja a zeros e defendeu um penálti: A estreia de sonho de César no Campeonato SABSEG

Se as estreias são, por norma, momentos especiais, a de César Soares no Campeonato SABSEG tornou-se inesquecível. O jovem guarda-redes do CD Estarreja, de apenas 17 anos, substituiu o lesionado Rafa e manteve a sua baliza a zeros no difícil triunfo diante do SC Fermentelos (0-1), com uma grande penalidade defendida pelo meio.

“Foi um momento especial”. É desta forma que César recorda a tarde do último domingo, em que se tornou no herói improvável do triunfo do CD Estarreja em Fermentelos. Improvável porque o guardião começou o jogo no banco, e já se sabe que as trocas na baliza durante uma partida de futebol são, mormente, motivadas por situações excecionais.

Neste caso foi a lesão do habitual titular, Rafa, que abriu caminho à estreia na Divisão de Elite de Aveiro de um jovem guarda-redes, formado no clube, que “trabalhava há muito tempo à espera deste momento”. E quando ele chegou, César agarrou-o com as duas mãos. Literalmente.

O natural nervosismo inicial, também por ser “um jogo importante para a equipa”, rapidamente se transformou em confiança, que foi aumentando a cada intervenção bem-sucedida. “O meu primeiro momento no jogo era o mais importante para que o resto corresse bem. Encaixei logo a bola e comecei a ganhar confiança. Estava concentrado no jogo e correu bem”, conta.

A substituição aconteceu perto do intervalo. “No balneário, o Rafa deu-me confiança. Disse-me para estar tranquilo e fazer o melhor que sabia, que tudo ia correr bem”, e a verdade é que correu. César Soares foi travando todas as investidas dos 'leões da Pateira', numa exibição a roçar a perfeição que teve como ponto alto uma grande penalidade defendida já em tempo de compensação.

“O nosso central, o Nico, disse-me que ele ia chutar para o lado direito e eu confiei”, conta o jovem, que conseguiu travar a tentativa de Gledson Silva e, desse modo, segurar três importantes pontos para o CD Estarreja, que procura largar os últimos lugares da tabela. “Todos os jogos são importantes e para ganhar. Este foi mais um, para a semana há mais. A equipa está motivada e pronta para dar o seu melhor”, garante.

No final do encontro em Fermentelos, César recebeu muitos elogios pela exibição que realizou, ainda que reforce: “A vitória não foi só minha, foi de toda a equipa”. A mensagem que mais o tocou foi a que os seus pais e o irmão lhe dedicaram. “Deram-me os parabéns pela exibição, foi a melhor de todas”, confessa.

Aos 17 anos, estuda Desporto e espera, no futuro, “continuar com os estudos e o futebol”. Define-se como um guarda-redes com “um bom jogo de pés e boas tomadas de decisão” e tem em Zé Pedro e Ivo Eichmann, com quem trabalhou na época passada, e em Rafa, parceiro de baliza no CD Estarreja em 2023/2024, as principais referências. “Marcaram-me e ajudaram-me a evoluir”, sublinha o jovem, que quando chegou ao futebol até começou por ocupar posições mais adiantadas no terreno. “Mas lembro-me de pedir ao meu pai para ir para a baliza. E fiquei”. Percebe-se o porquê.

Fotografia
Agostinho Almeida | aa.sportpix

8 de Fevereiro de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas