Lusitânia de Lourosa FC sobe à 2.ª Divisão Nacional de futebol feminino e avisa: "Queremos chegar aos grandes palcos"

O Lusitânia de Lourosa FC carimbou, no último fim de semana, a subida à 2.ª Divisão Nacional de futebol feminino, o primeiro passo de um ambicioso plano que tem como meta a chegada à Liga BPI. “Não gostamos de nos conformar. Queremos chegar aos grandes palcos”, atira Andreia Ferreira, uma treinadora que coloca as qualidades das suas jogadoras à frente de qualquer ideal tático.

A subida de divisão foi conseguida com um difícil triunfo em Marco de Canaveses, por 3-2, que garantiu às lusitanistas o segundo lugar da Série Norte da fase de apuramento de campeão. “A sete jogos do fim metemos na cabeça que aquelas seriam autênticas finais. A confiança foi crescendo, apesar de os jogos serem sempre uma tortura, como aconteceu no último encontro, que foi até ao último segundo”, conta Andreia Ferreira, que ainda não conseguiu desligar totalmente da festa que se seguiu: “Foi enorme. Era algo pensado, mas nunca sabemos até o conseguir”.

A temporada acabou da melhor forma em Lourosa, ainda que o arranque tenha sido algo complicado. “Começámos praticamente do zero, só ficámos com cinco ou seis jogadoras do ano passado. Fizemos o bolo quase sem ovos”, refere a treinadora, também ela nova no clube, que foi trabalhando com as jogadoras que iam aparecendo nas captações de início de época.

Para contornar essas dificuldades, Andreia Ferreira optou por montar uma equipa “mediante as caraterísticas das jogadoras que apareciam”, mesmo que isso a obrigasse a “usar táticas a que nem estava muito habituada”. Essa opção permitiu uma “muito mais fácil adaptação por parte das atletas” e abriu caminho a uma rota de “sucesso”.

“A união do grupo, o trabalho e o mostrar que seria possível se uníssemos a qualidade individual e nos tornássemos boas no coletivo” foi igualmente determinante, a par da “muita paixão e amor ao clube” de um grupo de jogadoras que se “dão bem umas com as outras e quiseram muito” a promoção.

Na próxima época, o Lusitânia de Lourosa FC vai estrear-se na 2.ª Divisão Nacional de futebol feminino. O paradigma altera-se substancialmente, “já há o poder de procurar jogadoras porque é muito mais apetecível jogar nessa divisão”, e a intenção dos responsavéis lusitanistas é “trazer mais qualidade” para o plantel, até porque os objetivos são ambiciosos.

“Queremos chegar à Liga BPI. Não gostamos de nos conformar. Queremos chegar aos grandes palcos e é para isso que vamos formar uma equipa”, garante Andreia Ferreira.

Fotografia
Lusitânia de Lourosa FC

26 de Maio de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas