Lourosa celebra título da 2.ª Divisão Nacional Sub-19: "Feito histórico e notável"

Um feito “histórico”, “notável” e para o qual “ainda não caímos muito bem na real”. Nuno Correia, diretor geral do Lusitânia de Lourosa FC, não poupa nas palavras quando em causa está o título de campeão da 2.ª Divisão Nacional Sub-19, em futebol masculino, conquistado no último fim de semana, em Faro, frente ao Farense.

A festa começou logo ali, no estádio São Luís, e contou com uns 'convidados' inesperados. “Coincidiu com a festa dos seniores do Farense (pela subida à Liga bwin). Ficámos ali no meio e os nossos jogadores acabaram por se juntar e festejar com eles”, conta Filipe Gonçalves, treinador dos lourosenses, que recorda um “momento fantástico”, que antecedeu uma longa viagem de quase 400 quilómetros até Lourosa: “Foi muita festa. Os miúdos estavam muito contentes, gritaram até ficarem sem voz. Não queríamos fazer a viagem de regresso sem a taça”.

A final do campeonato da 2.ª Divisão Nacional sub-19 disputou-se a duas mãos e foi decidida apenas nas grandes penalidades, após os empates em Lourosa (1-1) e em Faro (0-0). Essa possibilidade foi antecipada por Filipe Gonçalves, que dedicou à execução de penáltis parte da preparação para o encontro decisivo. “Sabíamos que podia chegar a esse momento. Se acontecesse, tínhamos de dar resposta. Felizmente, aconteceu e marcámos todos”, nota.

Com a conquista do título, o Lusitânia de Lourosa FC culmina uma época ímpar na história do clube no escalão Sub-19. “A subida foi mais do que merecida. Foi consequência da consistência e da confiança que as vitórias foram gerando”, defende o técnico, para quem este é um feito “extremamente importante para o que é a ambição do Lourosa, não só ao nível da formação, mas para a própria evolução do clube”.

Nuno Correia partilha da ideia e lembra que “não é fácil a um clube sem equipa de sub-23 e sem os seniores nos campeonatos profissionais alcançar este feito”, pelo que “o relevo é ainda maior” pela ascensão da equipa Sub-19 ao principal escalão nacional da categoria. “Sabemos de antemão que será uma competição muito difícil e não teremos as armas de outros, mas temos boas condições, estamos em franco crescimento e queremos que acreditem em nós. Será um ano muito difícil, mas com o ADN que o clube tem, uma equipa de leões, tudo iremos fazer para honrar o clube”, refere o diretor geral lusitanista.

Integração nas equipas seniores em marcha
Na próxima temporada, vários talentos que despontaram nos Sub-19 serão integrados no projeto desportivo pensado para as equipas seniores lourosenses.

“Vamos, garantidamente, apostar em três ou quatro jogadores no plantel da equipa principal”, avança Nuno Correia. Muitos outros serão integrados na equipa B do Lusitânia de Lourosa FC, que disputa a 1.ª Divisão Disrital de Aveiro. “Mais do que nunca faz sentido termos equipa B. Temos uma grande 'fornada' de jogadores que serão seniores de primeiro ano e temos de apostar neles, porque acreditamos que, com alguns 'inputs', podem dar o salto”, defende o dirigente.

Filipe Gonçalves revê-se no plano, até porque “estar mais próximo dos jogadores de elite na formação e potenciá-los para os seniores é muito o futuro dos clubes”.

Estreia nos bancos para recordar
Aos 38 anos, Filipe Gonçalves dá os primeiros passos enquanto treinador principal. Como jogador, fez carreira em clubes como Sporting de Braga, Leixões, Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira, Moreirense e UD Oliveirense, entre outros, tendo ainda tido uma experiência na Polónia, ao serviço do Slask Wroclaw.

O ponto final foi colocado no ano passado, em Lourosa, época em que já fazia parte de equipas técnicas dos escalões jovens. “Foi algo que me vim a preparar há alguns anos. Deixei de jogar e decidi apostar em pôr as minhas ideias em prática, juntamente com as pessoas que me rodeiam, que são importantes”, explica o técnico, que admite que “começar desta forma é sempre interessante”.

“Estrear-me com a subida, o título e a jogar um bom futebol é importante. Essa é outra das grandes vitórias que tive, porque o futebol é para os adeptos. Se conseguirmos que desfrutem ao ver-nos jogar, é um sinal de que o trabalho está a ser bem feito”, conclui Filipe Gonçalves.

Fotografia
Lusitânia de Lourosa FC

24 de Maio de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas