GRC Dínamo Sanjoanense quer estar no "patamar mais alto da formação em Portugal"

Clube de referência no distrito de Aveiro no que ao desenvolvimento de talentos no futsal diz respeito, o GRC Dínamo Sanjoanense viverá, no fim de semana de 24 e 25 de junho, um momento relevante num projeto que “ao longo dos anos sempre foi de formação e irá continuar a sê-lo”.

Quem o diz é José Mário, diretor desportivo do Dínamo. Ele lembra que os sanjoanenses têm, nos últimos anos, “conquistado bastantes títulos nos escalões mais jovens” e defende ser importante “trabalhar bem na base para, chegando aos escalões de competição, conseguir atingir estes patamares”.

Esta temporada, o clube sagrou-se campeão distrital nos escalões Sub-19 e Sub-17, os quais conseguiram, posteriormente, apurar-se para a final 4 da respetiva Taça Nacional. No caso dos juniores, está já garantida a participação, na próxima época, num campeonato nacional, restando perceber se na 1.ª ou na 2.ª Divisão.

“Queremos estar no patamar mais alto da formação em Portugal. É um objetivo declarado, para o qual estamos a trabalhar, mas será um jogo apenas a decidi-lo”, explica o coordenador da formação, Luís Almeida, uma vez que só as equipas que se apurarem para a final da Taça Nacional sobem ao principal escalão.

A promoção seria, claro está, um momento de festa e de afirmação do clube, mas também teria peso na validação de um projeto que tem como meta perceber se “os atletas que saem da formação têm capacidade para integrar a equipa sénior”, refere Luís Almeida.

“Quanto mais longe conseguirmos chegar no patamar competitivo, mais ferramentas vamos tendo para medir isso”, acrescenta, uma ideia com a qual José Mário concorda. “Enquanto tivermos as equipas de formação no distrital será mais complicado, porque o passo a dar para integrar uma equipa da 2.ª Divisão Nacional candidata a subir é enorme”, explica.

Isso mesmo já foi sentido ao longo da última temporda pela equipa Sub-19 do clube. Como a “diferença era tão grande e eram tantas as facilidades” no campeonato distrital, muitos jovens foram promovidos à equipa B, que disputa a 2.ª Divisão Distrital sénior. A aposta permitiu-lhes crescer num contexto mais competitivo e valeu ao Dínamo a conquista da Taça de Aveiro, “um brilharete” para José Mário, que apenas comprovou que “os miúdos têm qualidade e precisam de dar o salto”.

Quanto à equipa Sub-17, que corre pela subida ao Campeonato Nacional, “tem-se portado lindamente e as coisas têm corrido tudo bem”, salienta o diretor desportivo de um clube que tudo irá fazer para que “atinjam o objetivo”.

As fases finais das Taças Nacionais de Sub-19 e Sub-17 jogam-se nos dias 24 e 25 de junho, na Mealhada. Em juniores, os dois finalistas sobem à 1.ª Divisão Nacional, enquanto os restantes garantem uma vaga no segundo escalão. Quanto aos juvenis, o acesso ao Campeonato Nacional é garantido às duas equipas que atingirem a final, com as restantes a ser relegadas aos respetivos campeonatos distritais.

Nas meias-finais, o GRC Dínamo Sanjoanense defronta a AMSAC, em Sub-19, e o D. João I, em Sub-17.

Estatuto de entidade formadora foi a "grande alavanca"
Habituado a festejar conquistas nos escalões de formação, o clube tem na certificação como Entidade Formadora uma das explicações para o crescimento sustentado que tem revelado nos últimos anos, acredita Luís Almeida.

“É essa a grande alavanca. Em termos distritais, é o único com quatro estrelas. O clube está a trabalhar numa área em que os outros estão muito longe e queremos tirar algum partido disso”, vinca o coordenador.

“Ser certificado é investir em capital humano e técnico. É esse o grande investimento do Dínamo, o de criar um conjunto de condições para que a formação possa trabalhar e chegar a patamares elevados”, completa Luís Almeida.

Fotografia
GRC Dínamo Sanjoanense

19 de Junho de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas