Chiquinho continua a escrever uma bonita história de amor dedicada ao CD Arrifanense

Nascido e criado numa família de adeptos ferrenhos pelo CD Arrifanense, Diogo Pinho, apenas Chiquinho no mundo do futebol, dá seguimento a esse legado com o símbolo do clube ao peito e muitos golos para contar, alguns deles com um significado especial. “Mas, para mim, o que importa é ganhar. Se não marcar e ganharmos, para mim está bom”, garante.

Quando começou a jogar futebol, tinha então oito anos, na sua equipa havia tantos colegas com o seu primeiro nome que foi necessário encontrar “uma maneira de, quando o mister dizia 'Diogo', não olharem todos”. No seu caso, o segundo nome, Francisco, serviu de base para uma alcunha pela qual ainda hoje é conhecido no futebol, Chiquinho, um avançado fiel a um só clube, o CD Arrifanense, pelo qual continua a viver momentos inesquecíveis.

Foi assim na época passada, quando apontou o golo que selou a permanência do emblema de Arrifana na 1.ª Divisão Distrital. “Não foi nesse jogo que conseguimos (a manutenção), porque tivemos de fazer os outros pontos todos”, ressalva, mas lá admite: “Foi um momento de orgulho e uma história bonita para mim, porque gosto do Arrifanense”.

Esse sentimento tem passado de geração em geração na sua família. “O meu avô é arrifanense e o meu pai também. Isso mexeu comigo. Gostamos sempre de orgulhar os nosso pais, e sei que o meu gosta muito que eu jogue no Arrifanense. Ele é ferrenho pelo clube, tal como eu. É amor ao clube”, que representa há quase duas décadas, camadas jovens incluídas.

No último fim de semana, marcou um dos dois golos com que o CD Arrifanense derrotou o CDC Macieira de Cambra (0-2). Ambos surgiram nos primeiros sete minutos do encontro, consequência de uma entrada “forte num campo complicado, onde dois candidatos já tinham empatado”. “Conseguimos marcar logo dois golos e, depois, foi só gerir o jogo”, acrescenta Chiquinho, que já leva quatro tiros certeiros esta época.

“Gosto sempre de fazer melhor”, diz, em resposta à curiosidade sobre se tem uma meta de golos estipulada para a atual temporada. “Quero superar a minha melhor época, em que fiz 11. Vou tentar chegar aos 12, ou mais, este ano”, aponta, ainda que esse seja um objetivo secundário na sua lista de prioridades. “Muitas pessoas dizem-me 'hoje vais marcar', mas se não o fizer e conseguirmos cumprir os nossos objetivos, para mim está ótimo”, garante.

A viver uma fase de maior fulgor na Zona Norte da 1.ª Divisão Distrital, com quatro triunfos consecutivos, o CD Arrifanense está “a provar que pode ser uma equipa a ter em conta”, defende o avançado, que acredita que “estas vitórias vieram confirmar a qualidade do plantel”. “Vamos ver se, daqui para a frente, conseguimos manter esta senda vitoriosa. Acredito que sim”, conclui.

Relâmpago Nogueirense e AD Valonguense lideram
O CD Arrifanense derrotou o CDC Macieira de Cambra (0-2), com golos de Chiquinho e João Tavares, e fecha o pódio da Zona Norte, com os mesmos pontos do segundo classificado, o AC Cucujães, que venceu em Nogueira da Regedoura por 1-2. João Almeida, a abrir a segunda parte, adiantou os oliveirenses no marcador, que viram Wilson Santos igualar aos 63 minutos. À entrada do último quarto de hora, Jonathan Oliveira tornou a marcar pelos cucujanenses, selando o triunfo forasteiro.

A dois pontos de distância desta dupla segue o líder, Relâmpago Nogueirense, que derrotou o FC Macieirense por 0-4, marcaram Leonardo Maia, Hélder Resende, Rafael Ramalho e Frederico Reis. Já a ARC São Vicente Pereira venceu a ADC Sanguedo por 2-0, graças aos tentos de José Gonçalves e Diogo Rocha, enquanto o Lusitânia de Lourosa FC B bateu o GD São Roque por 1-0, num jogo decidido por Rui Faria, perto do fim.

AD Argoncilhe e JD Carregosense não saíram do nulo, numa jornada em que a GD Ronda triunfou no reduto do SC Paivense (0-1) graças ao tento solitário apontado por Tiago Ribeiro, nos instantes iniciais da partida.

Quanto à Zona Sul continua a ser liderada pela AD Valonguense, que bateu a LAAC por 2-0, com um 'bis' de Pedro Pires. O segundo classificado, GD Mealhada, ganhou em Avanca por 1-3, com golos de Renato Pinto, Rodrigo Melo e Roberto Branco, tendo João Ruela reduzido para a Atlética perto do fim. Por seu turno, o GD Gafanha SAD, que fecha o pódio da tabela classificativa, bateu o CCR Válega por 0-1, graças a um belo golo apontado por Tiago Barros.

Os restantes jogos da 7.ª jornada terminaram com igualdades. Num duelo com uma ponta final de loucos, SC Vista Alegre e ADC Vila Nova de Monsarros empataram 1-1, com o ilhavense Rui Silva a responder, em cima do minuto 90, ao tento inaugural de Luís Gonçalves, que surgiu dois minutos antes. Os encontros UD Bustos-AD Valecambrense, FC Pinheirense-UD Mourisquense e ADCF Santo André-GD Calvão não tiveram golos.

Fotografia
Direitos Reservados

23 de Novembro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas