Braima Mané devolveu a esperança e o FC Cesarense acabou a sorrir na Taça PECOL

Na viagem entre Cesar e Oliveira do Bairro, o presidente do FC Cesarense, Luís Pinho, lembrou-se, a dada altura, de perguntar se a equipa tinha treinado a marcação de grandes penalidades caso a eliminatória da Taça PECOL, frente aos 'falcões do Cértima', chegasse a esse ponto. Braima Mané respondeu-lhe, confiante, que a coisa não ia chegar a tanto, que tudo ia ficar resolvido antes, mas não ficou e foi mesmo necessário desempatar o jogo (2-2) dessa forma. Mané, que tinha apontado o golo que manteve os nortenhos vivos no encontro, acabou por falhar a sua tentativa, mas o saldo final foi favorável à equipa de Oliveira de Azeméis, que se apurou para os quartos de final da Taça após uma autêntica maratona de penáltis.

O avançado, de 23 anos, foi lançado no jogo poucos minutos antes de apontar o 2-2, de cabeça, na sequência de uma boa jogada coletiva da equipa. “O treinador pediu-me para fazer aqueles movimentos de rutura para a baliza. Tentei fazer o que pediu e, no final, deu certo”, conta o jovem guineense, que nunca deixou de acreditar na vitória no tempo regulamentar. “Sentíamos que podíamos marcar mais um golo, para ganhar o jogo antes dos penáltis, mas não deu”, o que precipitou uma forma de desempate que muitos consideram uma lotaria e outros uma demonstração de competência.

O FC Cesarense acabou por ser mais eficaz e selou o apuramento para os quartos de final da Taça PECOL, mas Mané avisa que não quer ficar por aqui. “Queremos chegar à final. Disseram-me que é uma grande festa e nós queremos lá estar”, sublinha, acrescentando que a vitória foi dedicada ao companheiro Eridson, que se lesionou na partida anterior, a contar para o Campeonato SABSEG, prova em que está o principal foco da equipa de Cesar neste momento. “Não estamos numa boa fase e precisamos de ganhar alguns jogos para aumentar a confiança”, vinca o atacante.

Aos 23 anos, Braima Mané continua a sonhar com os grandes palcos do futebol. Foi isso, aliás, que o levou a mudar-se para Portugal ainda jovem, a convite do Casa Pia. “Era o meu último ano de júnior, mas como não havia equipa de Sub-23 tive de sair”, lembra. Iniciou aí um périplo por diversos pontos do país, de Viana do Castelo ao Algarve, até que se deixou render pelos encantos de Aveiro e do Campeonato SABSEG.

“Não queria jogar no distrital, mas o meu empresário conversou comigo e vim. Estou feliz aqui”, confessa, elogiando um campeonato “muito competitivo” e que, por exemplo, tem “mais jogos” do que o Campeonato de Portugal, prova que já disputou em épocas anteriores.

Avançado móvel, capaz de desempenhar várias funções no ataque, Braima Mané, que começou a temporada ao serviço do FC Pampilhosa, cresceu a admirar craques como Ronaldo, Drogba ou Samuel Eto'o. “Alguns treinadores gostam de me colocar a ponta de lança, outros na linha. É por isso que tenho muitas referências”, contextualiza.

Fotografia
Futebol Clube Cesarense

15 de Fevereiro de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas