Bom arranque do Sp. Silvalde tem Pulga na equação

Foi do Sp. Silvalde o resultado mais expressivo da 7.ª jornada da Série C da 2.ª Divisão Nacional, 7-2 ao Tabuaço, com um 'bis' de Pulga. O ala tem sido uma das figuras no bom arranque de temporada dos espinhenses, e, na ronda anterior, até marcou depois de ter rachado a cabeça. Valente!

Veio ao mundo para ser Diogo Silva, mas a baixa estatura levou os amigos, ainda no tempo da escola, a apelidarem-no de Pulga. “Era demasiado pequeno para a idade que tinha, e também era um bocado irrequieto”, recorda, por entre sorrisos. O nome virou imagem de marca, e Diogo até prefere ser tratado assim. “Já me habituei”, admite.

A sua história no desporto começou, como tantas outras, no futebol, tinha então sete anos. A experiência foi efémera, durou apenas uma temporada, mas não o desanimou. Com o futebol a ficar para trás, o futsal surgiu-lhe no horizonte. “Uma vez, estava a jogar com os amigos, fui à baliza, e acabei por ir para o Regatas Flamengo”, de Vila Nova de Gaia. É isso mesmo. Pulga começou na baliza. “Fiz a primeira época a guarda-redes, mas quase não joguei”, lembra, até que o puseram “lá na frente”.

“Sou esforçado, corro muito, não desisto de uma bola, e fui ganhando o gosto pelo futsal”, ao ponto de, hoje, lutar por uma carreira na modalidade. Um dos grandes responsáveis foi o seu atual treinador, Nélson Costa, que lhe deu uma chance ainda no Santa Isabel, dos distritais do Porto. Mas as coisas até nem começaram da melhor forma. “Com o Nélson, comecei com o pé esquerdo. Quando fui treinar à experiência no Santa Isabel, as coisas correram-me mal. Não estava habituado ao estilo de jogo que o Nélson gosta, e percebi, tarde, que eu é que estava errado”.

Pulga, que ia para o primeiro ano de sénior, acabou por convencer o técnico, e percebeu, naquele momento, que “tinha que começar a ver o futsal de outra maneira, até porque estava na altura de dar o salto”. O facto de Nélson Costa ser “um treinador que gosta de ensinar e de evoluir os jogadores” ajudou, e, hoje, Diogo é um valor seguro de um Sp. Silvalde em estreia na 2.ª Divisão Nacional.

“Está a ser uma expriência nova para quase todo o plantel”, explica o ala, que fala num “arranque positivo” e aponta à manutenção como objetivo primordial. “Queremos manter-nos, para ganharmos alguma experiência. Se possível, ficar a meio da tabela, entre cinco primeiros”, completa.

No último jogo, diante do Tabuaço, Pulga bisou na vitória do Sp. Silvalde, por 7-2, mas foi no desafio anterior, com o Amigos Abeira Douro, que aconteceu um dos momentos da época. Diogo acabou por rachar a cabeça, “coisa ligeira”, mas como tenta “dar sempre mais” de si, “disse à fisioterapeuta, por instinto, que eles iam jogar com o guarda-redes avançado, e que ainda ia entrar e marcar um golo”. Dito e feito. Depois de ser assistido, Pulga voltou ao jogo e fez o quarto golo dos espinhenses, decisivo no triunfo por 4-3.

Aos 24 anos, desdobra-se entre a jardinagem, que lhe ocupa o dia, e o futsal, no qual tem como principais referências Ricardinho, “o Mágico”, Falcão e Merlim.

Futsal Azeméis volta a perder na Liga SportZone
Ainda na Série C, o Saavedra Guedes segurou a segunda posição após vencer o Unidos da Estação, por 6-4. Paulinho foi a grande figura, ao completar um 'póquer', tendo Daniel Garrido aberto o ativo, e Pedro Carvalho fechado o resultado.

Quanto ao dérbi aveirense da ronda, entre Ossela e Covão do Lobo, sorriu aos oliveirenses, que venceram por 3-1. Diogo Tavares adiantou os locais já perto do intervalo, tendo Filipe Gomes empatado aos 6 minutos do segundo tempo. Só que, pouco depois, Bruno Costa voltou a adiantar os osselenses, tendo Rafael Machado confirmado o triunfo.

Já na Liga SportZone, o Futsal Azeméis foi derrotado, em casa, pelo Modicus, por 10-4. Nandinho, Ruca e Eli Júnior, que bisou, marcaram para os comandados de Ricardo Canavarro que, no final do jogo, admitiu que "o Modicus foi bastante melhor e mereceu por inteiro a vitória". "A minha equipa não se encontrou. Cabe-nos trabalhar para tentarmos, no próximo sabado, conseguir voltar às vitórias", completou, em declarações à FPF.

Segunda eliminatória da Taça de Portugal
Entretanto, já é conhecido o calendário da segunda eliminatória da Taça de Portugal. O Arrifanense, que milita no Campeonato Grande Hotel de Luso, recebe o Âncora-Praia, enquanto o Sp. Silvalde visita o Cariense. Já o Covão do Lobo mede forças com o Viso, o Ossela defronta o Póvoa Futsal, e o Saavedra Guedes joga na casa do ABC Nelas. Os encontros realizam-se a 19 de novembro.

Fotografia
António Graça

7 de Novembro de 2017
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas